Informações ao paciente

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Você sabia que cada pessoa pode ter um tipo de pisada diferente, classificadas em três tipos? São elas as pisadas pronada, supinada e neutra. Para quem tem o costume de caminhar e, ainda mais, de correr é muito importante estar atento ao tipo de pisada. Confira qual é o seu tipo.

Pisada neutra
A pisada neutra é aquela que começa com o impulso no calcanhar e termina na planta do pé, ou seja: é a pisada na qual o pé toca o chão de maneira uniforme, distribuindo o peso de maneira equilibrada. Na hora de escolher um tênis de corrida, a pessoa com pisada neutra precisa de um calçado que possua amortecimento leve.

Pisada pronada
A pisada pronada acontece quando a parte interna do pé atinge o solo primeiro. Isso costuma ocorrer pela rotação interna do pé e tornozelo serem mais acentuadas. No caso de pessoas que têm pisada pronada, os sapatos costumam ser mais desgastados na parte lateral interna. Para este caso são mais indicados tênis com amortecimento e controle de estabilidade leve.

Pisada supinada
A pisada supinada é o contrário da pronada: nela a parte externa do pé toca o chão primeiro, desgastando mais o lado de fora do solado do tênis. Para a pisada supinada são indicados tênis com reforço no amortecimento, além de controle de estabilidade.

É importante ressaltar que independentemente do tipo de pisada, lesões como bolhas, tendinite, joanete e até mesmo artrose podem surgir para quem pratica corrida. Por isso é importante identificar o tipo de pisada e usar o modelo certo de tênis. Também é fundamental evitar vícios posturais, fortalecer os membros e sempre ser orientado por um profissional. 

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