Informações ao paciente

logo2

A artroplastia de quadril é indicada em casos nos quais a articulação da região está danificada e os tratamentos conservadores não surtiram efeito, ou já não poderiam ser uma opção. Apesar do nome mais complicado, a cirurgia significa que na região afetada será colocada uma prótese. E o que o paciente precisa fazer no pós-operatório para que a operação seja bem-sucedida?

pos operatorio de uma artroplastia do quadril dicas e cuidados

Durante o pós-operatório, que dura cerca de seis meses a um ano, o objetivo é acelerar a recuperação, além de evitar que a prótese seja deslocada. Para isso os cuidados a serem tomados após artroplastia do quadril são:

- Evitar cruzar as pernas;

- Não dobrar o quadril do lado operado em um ângulo maior que 90º;

- Não girar a perna com a prótese;

- Não apoiar todo o peso do corpo na perna com prótese, durante o tempo que o seu médico estipular;

- Manter a perna, sempre que possível, esticada.

Para sentar-se e levantar de locais como cama, cadeira, carro, é importante que a perna boa sirva como apoio, e a perna operada mantenha-se esticada. Ao se levantar, o apoio deve ser feito com os braços.

O paciente será orientado a fazer fisioterapia para recuperar o lado operado, fortalecendo a região e fazendo com que haja confiança para caminhar novamente. Além do acompanhamento médico feito de acordo com a orientação do ortopedista, o paciente deverá procurar o especialista caso tenha os seguintes sintomas:

- Muita dor no quadril operado;

- Queda;

- Febre acima dos 38º;

- Inchaço no membro operado;

- Dificuldade em mexer a região operada.