Informações ao paciente

logo2

É uma alteração na forma dos ossos do quadril (acetábulo e fêmur) que pode levar a uma série de lesões na região (cartilagem, labrum) que eventualmente poderão evoluir com uma artrose do quadril (ainda existem uma certa divergência entre os estudos). Elas o correm pois o osso da coxa (fêmur) se choca (impacta) na região do osso da bacia (acetábulo).

Tipos
Existem 2 tipos de impacto :

  • CAM (came) quando ocorre a formação de osso na região do colo do fêmur
  • Pincer (pinçamento) quando a formação de osso ocorre na região do osso da bacia

Em alguns casos existe a combinação dos dois tipos.       

Causas
Doenças na infância (como Legg-Calvé-Perthes, Epifisiolise) podem estar relacionadas com a formação do Impacto Femoroacetabular. Alguns tipos de atividades físicas e o excesso de atividade física. (Karatê, futebol, tênis, etc..)

Sequela de traumatismos, fraturas na região podem causar IFA.

Existem várias outras alterações que são avaliadas no diagnóstico da origem do problema (anteversão, retroversão , femural e do acetábulo, displasias, sequelas de traumatismos)  

Sintomas
Os sintomas do Impacto Femoroacetabular são causados por lesões da cartilagem do quadril, do labrum acetabular (uma espécie de cartilagem especial que tem função muito importante para o quadril), Isto causa dor na região da virilha, e dor na região do quadril, com irradiação até o joelho, limitação para movimentação e dor em determinados movimentos realizados no exame físico.

Exames
Radiografia simples é fundamental para estudo da anatomia do quadril. Exames como Tomografia e Ressonância Magnética geralmente são solicitados para avaliação complementar.