A bursa trocantérica é um tipo de gordura especial localizado na face lateral do quadril (região  do  trocânter  maior) que serve para os tendões e ossos  deslizarem  um sobre o outro, sem atrito. Temos inúmeras bursas no nosso corpo (as mais conhecidas no ombro, quadril, cotovelo, joelho).  A bursite do quadrill ou Bursite  trocantérica ocorre quando esta bursa está infllamada pó várias razões.

Causas
Pressão direta no local, encurtamento de tendões na região do quadril, trauma, diferença comprimento dos membros inferiores, dentre outras.

Sintomas
Dor na  face  lateral do quadril, as  vezes  irradiando até próximo do joelho, dor ao deitar de lado, ao cruzar as pernas

Outras causas
Tendinites,  rupturas  musculares  ou  tendinosas,  artrose do  qaudril,  lombalgia,  fraturas por estresse ou ocultas do quadril, tumores, lesões do labrum acetabular, dentre outras.

Diagnóstico
O diagnóstico é clínico na maioria das vezes, baseado na história do paciente e no exame físico. Ocasionalmente exames como Ultrassonografia, Ressonância Magnética e Tomografia podem ser solicitado para ajudar no diagnóstico diferencial.

Tratamento
Medicações anti-inflamatórias, analgesia, fisioterapia, alongamentos, resolvem a maior parte dos casos.

Em alguns casos pode ser realizada a infiltração em casos selecionados.

Como alternativa ainda temos a cirurgia que pode ser aberta ou por endoscopia. Por via aberta é realizado um corte na face lateral do quadril e é realizada a ressecção da bursa e reparação das outras lesões que podem estar associadas. Ainda pode  ser  feito  pela  endoscopia (videartroscopia) em que é utilizada uma câmera de vídeo e pinças especiais para realizar a cirurgia com a vantagem de o corte ser menor, facilitando a recuperação.

Procure sempre o médico para avaliação, correto diagnóstico e formas de tratamento. Somente ele que poderá proporcionar o melhor tratamento.