O quadril nos garante mobilidade e autonomia em atividades comuns do dia a dia como caminhar, sentar e levantar. E quando essa importante articulação fica comprometida, essas atividades que fazemos com tanta frequência podem se tornar difíceis além de muito dolorosas. Dependendo do grau de comprometimento, o quadril pode enrijecer a tal ponto de haver desconforto até mesmo quando se está em repouso, esse quadro é mais comum em pacientes diagnosticados com artrose ou artrite reumatoide.

Nesses casos, quando há um grau elevado de desgaste do quadril, ou seja, perda da cartilagem que reveste a cabeça do fêmur e do osso da bacia, a cirurgia de artroplastia de quadril ou prótese do quadril, é indicada. Na grande maioria dos casos esses quadros estão relacionados à idade, mas a cirurgia também pode ser indicada para pacientes que sofreram acidentes ou perderam a mobilidade do quadril por causa de alguma doença grave.

O avanço da tecnologia permite a utilização de técnicas cirúrgicas cada vez menos invasivas, consequentemente, a recuperação do paciente é mais rápida e menos dolorosa. Após pouco tempo de cirurgia, ele já conseguirá ficar em pé, dependendo da técnica utilizada, até mesmo no dia seguinte à cirurgia, por exemplo. A recuperação é outro fator importante: imediatamente após a cirurgia também é indicado a realização de fisioterapia, que pode perdurar por seis meses a um ano.

A fisioterapia é fundamental, pois além de auxiliar na prevenção de complicações pós-cirúrgicas também auxilia na prevenção de complicações como deslocamento da prótese e formação de coágulos na região. As sessões também irão ajudar o paciente a recuperar a mobilidade do quadril e na força muscular.

O cirurgião ortopedista encaminhará o paciente ao fisioterapeuta, que deverá priorizar exercícios como: alongamento, fortalecimento, treino de marcha (que contém exercícios específicos para equilíbrio, postura e aprendizagem motora), hidroterapia, entre outros.

Entre em contato para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!